Palestra sobre APRS no CRAJE dia 13/04/2013

Boa tarde,

Convidamos a quem interessar sobre APRS a participar de uma palestra ministrada pelo colega radioamador de Curitiba, Fábio, PY5FOC, que será realizada dia 13/04 sábado a partir das 14 ate 18 horas, nas dependências do CRAJE.
Rua Pastor Guilherme Rau, 365 (ao lado do Zoobotânico).

Algumas utilidades do APRS :

APRS (Automatic Position Reporting System) é um Sistema de uso dos radioamadores, criado pelo radioamador americano Bob Bruninga (WB4APR) da Academia Naval dos Estados Unidos.

Com a utilização de programas (softwares) específicos, o radiomador consegue aliando radio e GPS (Global Position Satelitte), manter contatos em longas distâncias, sem a preocupação com a abertura de propagação e frequências.O sistema é muito utilizado, por radioamadores, para a localização de veículos terrestres, naúticos e aeronaves. O sistema aliado ao rádio é uma ferramenta sofisticada de rastreamento global, e apoio em caso de comunicações emergênciais. São utilizados, também, sinais de satélites que transmitem condições climáticas.

No Brasil a frequência utilizada para esta modalidade é 145.570 MHz. O sitema é definido como de utilidade pública, pois antes de tudo visa o auxílio ao próximo.

Para que serve o APRS?

Qualquer sistema de geolocalização tem aplicações variadas. O APRS não é exepção. Do ponto de vista do radioamadorismo o

APRS serve para o seguinte:

Localizar estacões de rádioamadorismo (fixas, moveis ou portáteis).
Trocar mensagens escritas entre estacões de rádioamadorismo.
Obter informação sobre a localização de pontos geográficos importantes para o radioamadorismo (exemplo: posição geográfica de repetidores de fonia).
Obter informações meteorológicas em tempo real (temperatura; velocidade e direção do vento; pressão atmosférica; pluviosidade).
Existem muitas outras aplicações que não foram mencionadas e que são também de grande interesse para o radioamador.

Att

73

Blaidior
PU5BLA

Leave a Comment!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Related Posts